Wiki My Bestiario
Advertisement

Jaci Jaterê, é o quarto dos sete monstros lendários, é o deus da sesta, o tradicional descanso ao meio dia das culturas latino-americanas. Ele também é considerado o senhor da erva-mate.

Aparência

É o unico dos irmãos que não possui uma aparência monstruosa, sendo muitas vezes descrito como um homem ou criança de pequena com cabelo muito leve e loiro e olhos azuls. Sua aparência é muitas vezes descrita como bela ou encantadora. Ele está sempre carregando um bastão ou cajado mágico.

A Lenda

Por ser considerado o senhor da sesta, é dito que o Jaci Jaterê percorre as vilas atrás de crianças desobedientes que não descansam durante a sesta. Embora naturalmente invisível, ele se mostra para essas crianças e usando seu cajado coloca-as em transe para então levar-las consigo. Existem duas versões para o que acontece com essas crianças levadas, elas são:

  • A primeira, diz que elas são levadas para um local secreto na floresta, onde brincam até o fim da sesta e depois recebem um beijo mágico que as devolve para suas camas, sem memória da experiência
  • A segunda, também diz que elas são levadas para um local secreto na floresta, mas ao invés de brincarem, elas são torturadas e mortas pelo Jaci Jaterê. Em outras versões ainda é dito que elas são levadas para seu irmão Ao Ao que é um canibal.

O poder de Jaci vem de seu cajado portanto, segundo a lenda, se alguém for capaz de tirar seu cajado, ele então se joga no chão e chora como uma criança pequena. Neste estado, se alguém perguntar sobre seus tesouros escondidos, recebe uma recompensa.

Poderes e Habilidades

  • Invisíbilidade - É capaz de se manter invisível pelo tempo que achar necessário;
  • Transe - É capaz de colocar pessoas em transe utilizando seu cajado;
Advertisement