Wiki My Bestiario
Advertisement

Guaraci é o deus do Sol, guardião do dia que auxiliou seu pai Tupã a criar todos os seres vivos.

Ele também é o responsável por vigiar e cuidar de todos os seres vivos durante o dia. A noite esta tarefa é passada para sua irmã (e segundo alguns versões esposa) Jaci.

Ritual

Existem um ritual na qual as mulheres da tribo rezam para durante a passagem do dia para a noite (pois este é o momento onde Guaraci e Jaci se encontram) pedindo proteção para seus companheiros que sairam para caçar.

 Jaci e Guaraci

Existem dois contos cujo objetivo é revelar como Jaci e Guaraci se apaixonaram e estes são:

Amor ao Alvorecer

Um dia, Guaraci, o deus do Sol se cansou de seu ofício eterno e precisou dormir. Quando este fechou os olhos, o mundo caiu em trevas. Para iluminar essa escuridão, enquanto o Sol dormia, Tupã criou Jaci, a Lua, uma deusa tão bonita que ao Guaraci despertar por sua luz, logo se apaixonou por ela.

Assim encantado, voltou a dormir para que pudesse vê-la novamente, mas sempre que este voltava a abrir seus olhos para admirar-la, tudo se iluminava novamente e a Lua ia deitar-se, tendo sua missão cumprida.

Guaraci então pediu que Tupã criasse Rudá, o amor e seu mensageiro. O amor não conhecia luz ou escuridão, assim unindo o Sol e a Lua durante a alvorada.

Tristeza de Jaci

Um dia, Jaci estava vagando pela floresta Amazônica, quando viu Guaraci. Ele era um belo guerreiro, cujos olhos de fogo, pele doura que emitia uma energia radiante. No momento que Guaraci pos o olhar em Jaci, este caiu em amor com sua beleza prateada e sua timidez.

Conforme eles declaravam seu amor um pelo outro, Guaraci começou a queimar com tal paixão que ele percebeu que estava colocando fogo na Terra. Ao mesmo tempo, Jaci estava tão dominada pelo amor que começou a chorar lagrimas de felicidade, que quase inundaram a Terra.

Percebendo que eram incapazes de controlar suas emoções, Jaci e Guaraci decidiram ser perigoso demais para eles ficarem juntos e relutantemente, eles concordaram nunca se encontrarem no mesmo local novamente.

Guaraci logo esqueceu de Jaci, que se certificou de nunca aparecer antes que Guaraci fosse dormir. No entando Jaci ficou tão inconsolável que ela chora todas as noites e suas lagrimas escorrem sobre as folhas das árvores, formando poças no chão da floresta que descem pelas montanhas, assim criando o grande Rio Amazonas.

Poderes e Habilidades

  • Manipulação de Luz - Por ser o Deus Sol e o responsável por trazer a luz ao universo criado por Tupã, Guaraci é capaz de manipular a luz a sua vontade;
  • Manipulaçao de Calor - Por ser o Deus Sol, Guaraci é capaz de manipular o calor a sua vontade;
  • Criação de vida - Por ter ajudado seu pai Tupã a criar os seres vivos, Guaraci também é capaz de criar criaturas vivas;
  • Outras habilidades relacionadas ao Sol;
Advertisement